Sancionada homenagem a tenente-coronel que atuou no tráfego aéreo

Da Redação | 05/12/2019, 18h56

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta quarta-feira (4) a Lei 13.923, que concede ao tenente-coronel Aldo Augusto Voigt (1942-2001) o título de Patrono do Quadro de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo da Aeronáutica.

Foi o próprio governo que teve a iniciativa de enviar ao Congresso projeto de lei para prestar essa homenagem. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 113/2018, foi aprovado no Senado no início de agosto.

O governo justificou a homenagem destacando que Voigt foi decisivo no processo de migração dos centros de controle de área do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília para as novas instalações do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) I. Foi ainda qualificado como operador de radar de centros de controle de área em 1978, tendo sido o primeiro controlador de radar de rota qualificado no Brasil.

O tenente-coronel também reformulou e modernizou o curso de formação de oficiais especialistas em tráfego aéreo da Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda, em Curitiba, participando da implantação do Cindacta II naquela cidade em 1983.

Voigt nasceu em Timbó, Santa Catarina, em 1942. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 1959, como aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica. Em 1968, foi aprovado no concurso para a Escola de Oficiais Especialistas e de Infantaria de Guarda, sendo declarado Aspirante a Oficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo no ano seguinte.

Ele participou ativamente da implantação do Cindacta II, desde as escavações, obras civis e instalação de equipamentos. Após passar para a reserva, foi contratado pela Engenharia de Sistemas de Controle e Automação (Esca), empresa criada para dar suporte aos sistemas de tráfego aéreo em implantação no Brasil.

Voigt morreu em 2001, aos 59 anos, vítima de complicações cardíacas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)