Senado aprova novo embaixador do Brasil no Sri Lanka e nas Maldivas

Da Redação | 12/11/2019, 18h36

Foi aprovada em Plenário nesta terça-feira (12) a nomeação do diplomata Sergio Luiz Canaes para o cargo de embaixador do Brasil junto à República Democrática Socialista do Sri Lanka e, cumulativamente, à República das Maldivas. A indicação (MSF 61/2019) recebeu 37 votos favoráveis, duas contrários e duas abstenções. Sua indicação contou com o relatório favorável do senador Vanderlan Cardoso (PP-GO).

Nascido em 1952, Canaes é formado em Economia e Administração e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou no curso de preparação à carreira de diplomata em 1983, posteriormente fez o aperfeiçoamento e o Curso de Altos Estudos (CAE), no Instituto Rio Branco.  Durante a carreira, foi embaixador da Arábia Saudita e embaixador da Sérvia, além de ocupar cargos nas Embaixadas da Inglaterra, do Canadá, do Líbano e da Itália.

Em sabatina realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Canaes disse que pretende retomar a exportação de açúcar do Brasil para o Sri Lanka. Este comércio foi interrompido em 2016, depois que autoridades do país asiático encontraram 300 kg de cocaína escondidos em um contêiner de açúcar proveniente do Brasil. Foi a maior apreensão de drogas da história daquela nação.

A quebra da corrente comercial fez com que, em 2018, pela primeira vez na história, o Brasil registrasse déficit nas trocas bilaterais com o Sri Lanka. O tráfico de drogas é considerado um crime de grande gravidade no país, podendo gerar prisão perpétua. Hoje três brasileiros estão presos no Sri Lanka devido ao crime, e a embaixada do Brasil negocia a sua extradição.

Sri Lanka

As relações diplomáticas entre o Brasil e o Sri Lanka foram estabelecidas em 1960. A República Democrática Socialista do Sri Lanka localizada na Ásia meridional, ao sudoeste do Golfo de Bengala e ao sudeste da Índia, da qual é separado pelo Golfo de Mannar e pelo Estreito de Palk. A posição geográfica estratégica do Sri Lanka no centro das principais rotas marítimas no Oceano Índico definiu a história de influências e ocupações estrangeiras que o país vivenciou, imprimindo marcas profundas na construção de sua sociedade.

A economia do Sri Lanka é baseada na produção de produtos primários, como chá, borracha, coco, grafite e pescado, além de produtos têxteis.

Maldivas

O Brasil e as Maldivas estabeleceram relações diplomáticas em setembro de 1988. A República das Maldivas é um país pequeno, situado no Oceano Índico, ao sul do continente asiático. Localizado a sudoeste da Índia e do Sri Lanka, o país é composto por mais de 1.190 ilhas, das quais cerca de duzentas são habitadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)