Senado inaugura a Sala Senador Luiz Henrique da Silveira

Da Comunicação Interna | 24/09/2019, 21h33

O Cafezinho dos Senadores ganhou, oficialmente, nesta terça-feira (24), o nome de Sala Senador Luiz Henrique da Silveira, em homenagem ao político catarinense. Localizado no espaço anexo ao Plenário, o local costuma ser frequentado por parlamentares para conversas informais e para receber convidados, assessores e jornalistas. Participaram da solenidade a viúva do homenageado, Ivete Appel da Silveira, familiares e amigos, além de parlamentares convidados.

Emocionada, Ivete falou do respeito que o marido tinha ao Senado e sobre os desafios enfrentados por ele ao longo da vida. Segundo ela, as marcas registradas de Luiz Henrique (1940-2015) eram fazer, ousar, criar, incentivar e provocar.

— Ele nasceu em 1940, num Brasil ameaçado por dificuldades de toda ordem. Nossa democracia não era consolidada, nosso desenvolvimento social, econômico e cultural caminhava a passos trôpegos, mas ele desde sempre soube que não nasceu para ser um mero espectador. Desde a sua juventude, era impelido por dois entusiasmos: a compulsão por fazer e a paixão por entender. Sua arma mais poderosa era a retórica, era um orador completo. Seus discursos revelavam erudição, sensibilidade e humanismo — disse Ivete.

O primeiro vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), representou o presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Anastasia relembrou o primeiro contato que teve com Luiz Henrique, como governador de Santa Catarina, na época.

— Quando era vice-governador de Minas Gerais fiz uma visita oficial a Florianópolis e ele me convidou a almoçar em sua residência. Como admirador de história e cultura, fiquei encantado com a sabedoria, a trajetória e a vivência nacional e internacional do então governador. Eu acredito que o conhecimento, a inteligência e a sabedoria são imprescindíveis no comando do poder público — afirmou.

Respeito por todos

Autor do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 50/2018, que previa a homenagem e foi aprovado no fim do ano passado, o secretário especial para o Senado da Casa Civil da Presidência da República, Paulo Bauer, relembrou alguns momentos compartilhados com Luiz Henrique e ressaltou o respeito que o parlamentar tinha por todos, inclusive por seus adversários.

— Esse lugar, onde estamos, é o local do Senado onde os adversários conversam, convergem e buscam consensos, nada melhor do que ter Luiz Henrique da Silveira como padrinho desse ambiente. Ele era alguém muito criativo. Alguém que fazia a política ser mais leve, mais gentil, mais humana e mais fraterna. Por essa razão, posso dizer a todos que tive o prazer e a honra de apresentar esse projeto em sua homenagem — destacou.

Para o relator do projeto, senador Dário Berger (MDB-SC), a cerimônia representa não apenas a eternização do nome de uma das figuras mais marcantes da política nacional, mas também uma oportunidade de relembrar a personalidade cativante e a trajetória vitoriosa do homenageado.

— Tenho convicção que Luiz Henrique da Silveira realizou mais do que qualquer outro político catarinense do seu tempo. Transformou sonhos em realidade e nos deixa um imenso legado. Ainda ecoa a saudade de tão especial figura humana e do grande líder, que sempre nos brindou com seus discursos e análises apuradas. O Brasil perdeu um homem de imenso valor; Santa Catarina, um filho ilustre; eu, um amigo e líder; e o Senado, um político de rara inteligência — destacou.

Exemplo

Para o senador Jorginho Mello (PL-SC), Luiz Henrique era um homem que sabia fazer política somando, além de ser conciliador, estrategista e pacificador.

— Ele era um grande líder e tem uma ficha de serviços prestados ao Brasil. Este é o local [o Cafezinho] mais apropriado para se fazer uma homenagem a ele, pois é um espaço onde se conversa e se encaminham as ideias que são concretizadas no Plenário. Aqui nenhum senador deixa de frequentar, independentemente de partido político. Então, agora essa sala ficará eternizada com o nome dele. Viva o Luiz Henrique da Silveira!

A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) afirmou que Luiz Henrique era um exemplo da boa política e de ser humano. Ela ainda fez referência ao fato de a viúva do parlamentar, Ivete Appel, também integrar o quadro de parlamentares da Casa, como atual primeira-suplente do senador Jorginho Mello.

— Santa Catarina tem um time que não é brincadeira. Além do meu abraço, quero ver a senhora aqui, dona Ivete, para resgatar a história de Luiz Henrique nesta Casa e eu quero estar próxima para o meu coração se encher de alegria.

De acordo com o senador Esperidião Amin (PP-SC), é uma justa homenagem a quem dedicou sua vida à causa pública que abraçou.

— Nesta luta, honrou seus mandatos e nosso estado — disse.

O evento contou ainda com a presença do senador Jayme Campos (DEM-MT) e da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)