Cancelada audiência sobre julgamento de erros médicos e de dentistas

Da Redação | 04/07/2019, 11h09 - ATUALIZADO EM 04/07/2019, 13h55

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) adiou a audiência pública que estava marcada para quarta-feira (10) para discutir os erros médicos e odontológicos, com ênfase no processo de análise das denúncias pelos respectivos conselhos de regulamentação profissional e pela esfera judiciária. De acordo com a comissão, haverá um esforço concentrado para votar projetos diversos, e a audiência ficaria prejudicada por uma questão de limite de horário. A nova data ainda não foi definida.

A audiência pública foi solicitada pelo presidente do colegiado, senador Romário (Podemos-RJ).

Vítimas de erros médicos e odontológicos podem recorrer à Justiça nas esferas cível e penal, além de denunciar o profissional ao seu respectivo conselho regional. Romário lembra que não só médicos e dentistas podem ser responsabilizados por eventual dano ao paciente, mas também hospitais, clínicas, laboratórios, planos de saúde e o Estado. O profissional deve reparar o dano causado independentemente de imperícia, imprudência ou negligência, bastando apenas a demonstração do prejuízo causado ao paciente.

“Entende-se que o hospital é objetivamente responsável pela contratação de um médico, assim como o plano de saúde é responsável pela rede de prestadores de serviços credenciados”, justifica o parlamentar.

Serão convidados para o debate o presidente da Comissão de Ética do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, e representantes do Tribunal Superior de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina; da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas; da Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal; da Associação Brasileira de Apoio às Vítimas de Erros Médicos; do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor; do Ministério Público; e da Defensoria Pública.

Texto atualizado em 4/7, às 13h55, para informar o cancelamento da audiência pública

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)