Senado aprova indicação de Fernanda Nechio para diretoria do Banco Central

Da Redação | 02/07/2019, 19h31

Por 64 votos favoráveis e 2 votos contrários, o Plenário aprovou nesta terça-feira (2) a indicação de Fernanda Feitosa Nechio para exercer o cargo de diretora de Assuntos Internacionais e Riscos Corporativos no Banco Central do Brasil (BC). A aprovação da indicação será comunicada à Presidência da República.

Fernanda Nechio tem mestrado e doutorado em economia. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA). Desde 2009, trabalha no Federal Reserve Bank, o Fed, banco central dos Estados Unidos, onde atualmente é consultora. É autora de várias publicações internacionais sobre política monetária e temas de interesse do Banco Central.

Durante sabatina de Fernanda Nechio na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na manhã desta terça, o relator da indicação, senador Irajá (PSD-TO), destacou que o currículo da candidata revela o alto nível de qualificação profissional, bem como sua formação acadêmica e técnica.

Na ocasião, ela disse que o possível ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é positivo para o Brasil, tendo em vista que pode gerar a futura redução do risco-país e abrir um leque de investimentos estrangeiros.

Fernanda Nechio também classificou como positiva para o mercado a notícia do acordo entre Mercosul e União Europeia, que estabelece regras para facilitar a exportação e a importação de produtos entre os países-membros. Ela ressaltou, contudo, que os detalhes ainda estão sendo divulgados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)