Ministério da Defesa pede apoio da CAS para programa de incentivo a jovens

Da Redação | 29/05/2019, 12h11

Na reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) desta quarta-feira (29), o diretor do Departamento do Desporto Militar do Ministério da Defesa, general Jorge Antonio Smicelato, pediu apoio dos senadores ao Programa Forças no Esporte (Profesp) e ao Projeto João do Pulo. Ele explicou que as atividades são destinadas a crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 6 e 18 anos, em estado de vulnerabilidade social.

Entre os objetivos dos programas apresentados pelo general, estão a promoção da valorização pessoal e o fortalecimento da inclusão e da integração social, por meio de atividades físicas e sociais inclusivas, além da revelação de talentos. Iniciado em 2003, com 400 jovens, o programa já conta com 28.400 crianças atendidas este ano, disse Smicelato. Ele também informou que o Profesp está presente em todas as capitais, tendo como meta alcançar 35 mil beneficiados, até o final do ano.

De acordo com o general, a manutenção de cada aluno custa, em média, R$ 240,00 por mês. O total necessário para a continuidade do programa, segundo ele, é de R$ 71,26 milhões por ano.

— Nós não abrimos mão da prática desportiva, mas inserimos outras atividades, como o reforço escolar e atividades culturais e de promoção da cidadania. Se algum parlamentar quiser, pode visitar o programa em alguma das cidades onde está instalado e apresentar emendas, porque a gente garante a aplicação do recurso — explicou.

Ex-atleta, a senadora Leila Barros (PSB-DF) destacou a contribuição das Forças Armadas para a formação dos meninos e meninas, ressaltando que esses grupos representam a extensão das famílias para muitos jovens.

— Muitos de vocês fazem o papel de pais dessas crianças. E não estamos falando apenas de esporte, mas de reforço escolar, de cultura, de um programa exitoso. Ajudar na compreensão de que o esporte contribui com a formação, com a cidadania e valores é a minha missão aqui no Senado — ponderou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)