Plínio Valério sugere que governo foque também no desemprego

Da Rádio Senado | 08/05/2019, 16h02

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) recomendou em Plenário, nesta quarta-feira (8), que o governo e o ministro da Economia, Paulo Guedes, não concentrem seus esforços apenas em destruir a Zona Franca de Manaus e em aprovar a reforma da Previdência, mas em problemas mais importantes para a população, como o desemprego. Ele lembrou que no caso do Pólo de Manaus, os benefícios fiscais representam apenas 8% do total de renúncias.

O parlamentar disse que o governo, além de não respeitar os idosos com a proposta de mudanças nas regras previdenciárias, também pune os mais jovens, ao anunciar cortes no orçamento de universidades. Para Plínio, o foco deveria ser outro, e sugeriu estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que, segundo o senador, revela que os gastos públicos ineficientes geram prejuízos de US$ 68 bilhões ao ano, valor que representa 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB)

— Ineficiência na alocação de recursos públicos, na forma de execução de programas, eu não estou culpando o governo atual, não. Eu tô falando de problemas existentes no país que o governo deveria se preocupar, embora não seja o culpado. Em vez de estar nessa coisa de tuíte, de atacar militar, de armar a população, centrar nos problemas herdados, claro. Por que é que ele foi eleito? Porque a coisa não estava boa — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)