Subcomissão sobre a Venezuela discutirá os impactos da crise no Brasil

Da Redação | 08/04/2019, 18h53

A subcomissão temporária sobre a Venezuela realizará  audiência pública na próxima segunda-feira (15) para discutir a crise na Venezuela e seus impactos no Brasil. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Foram convidados María Teresa Belandria, representante do governo interino da Venezuela no Brasil, que apoia o oposiocinista Juan Guaidó, e Emilio González, ex-prefeito da cidade de Gran Sabana, na Venezuela. A reunião faz parte de uma série de audiências sobre a crise política, econômica e social no país vizinho.

Em 2019, o impasse político se agravou, com a contestada eleição de Nicolás Maduro para um segundo mandato, e a declaração da Assembleia Nacional, que nomeou Juan Guaidó como presidente encarregado. Guaidó recebeu apoio do governo brasileiro. Maduro, por sua vez, conta com o apoio das forças armadas da Venezuela e fechou as fronteiras do país com o Brasil. À crise política, soma-se o colapso da economia do país vizinho, com escassez de alimentos falta de energia.

A crise tem afetado especialmente o estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela e de lá compra energia e combustível. O presidente da subcomissão, senador Telmário Mota (Pros-RR), anunciou a realização de audiências com o governador do estado, Antonio Denarium, com o presidente da Assembléia Legislativa, Jalser Renier, e com o prefeito do município de Pacaraima, Juliano Torquato.

— Pacaraima é um município de mais de 10 mil pessoas que não tem nem posto de gasolina. Hoje estão deslocando um posto de gasolina móvel para atender, porque era atendido com a gasolina da Venezuela. Lá está havendo prejuízo. Hoje faz 30 dias que as fronteiras foram fechadas, o prejuízo da fronteira está na ordem de R$ 150 milhões, é da ordem de R$ 5 milhões por dia. Caiu em 99% o 'comércio formiga' que dava sustentação econômica ali — disse o senador.

Também está prevista a realização de audiências públicas com o ministro de Estado das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e com o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Os cidadãos podem participar da audiência interativa com comentários ou perguntas através do Portal e-Cidadania – link: www.senado.leg.br/ecidadania, e do Alô Senado, através do número 0800612211.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)