Plínio denuncia apropriação indevida do nome da Amazônia para uso na internet

Da Rádio Senado | 02/04/2019, 17h13

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) denunciou nesta terça-feira (2) que a Amazônia sofre com a ameaça de apropriação indevida do nome da região para atividades comerciais na internet. Ele informou que a companhia Amazon, multinacional de comércio eletrônico dos Estados Unidos, iniciou em 2012 o processo para ter o direito exclusivo de explorar, na rede mundial de computadores, o domínio “.amazon”.

O senador afirmou que o processo de registro está em andamento e, caso a empresa norte-americana logre sucesso, qualquer pessoa que viva ou empresa que funcione na região só poderá usar o domínio caso esteja dentro do domínio da empresa Amazon.

Plínio lembrou que essa disputa pelo direito de usar o nome envolve nove países e submete interesses regionais e uma série de manifestações culturais, sociais, políticas e históricas ao interesse de uma grande empresa multinacional.

— Vem aí o mais constrangedor de tudo, não para por aí, não. A multimilionária Amazon ofereceu a cada país envolvido durante o processo US$ 5 milhões, em troca de aceitarem o registro de domínio. Coisa típica de quem pensa que tudo no mundo e até mesmo a dignidade nacional ou respeito ao próprio nome tem algum preço — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)