CPI ouvirá secretário de Meio Ambiente e procurador de Justiça de Minas Gerais

Da Redação | 29/03/2019, 15h37

A CPI de Brumadinho aprovou, nesta quinta-feira (28), dezoito requerimentos de convites a autoridades a serem ouvidas como testemunhas nos próximos dias. Todos os requerimentos são de autoria do senador Carlos Viana (PSD-MG), relator da CPI. As datas das oitivas ainda serão agendadas.

Entre os convidados estão o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Victor Hugo Froner Bicca; o secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais, Germano Luis Gomes Vieira; a conselheira do Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), Maria Teresa Viana de Freitas Corujo; a promotora de Justiça Andressa de Oliveira Lanchotti; o procurador da República José Adércio Leite Sampaio, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet; o defensor-público geral federal, Gabriel Faria Oliveira, e o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Guilherme de Sá Meneghin.

Destruição

A CPI de Brumadinho tem a finalidade de identificar os responsáveis pelo rompimento da barragem de rejeitos tóxicos da mineradora Vale, ocorrida em 25 de janeiro. Os senadores querem identificar as falhas dos órgãos competentes e os autores dos laudos técnicos. As investigações também devem apontar providências para evitar novas catástrofes.

O rompimento da barragem de resíduos tóxicos da Vale soterrou centenas de pessoas — os números oficiais, do Corpo de Bombeiros, são de 216 mortos e 88 pessoas desaparecidas — e causou a destruição do Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)