Rogério Carvalho defende inclusão de pessoa com visão monocular no Estatuto da Pessoa com Deficiência

Da Redação | 20/03/2019, 17h49

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) defendeu a aprovação de projeto de lei que inclui pessoas com visão monocular no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Dessa forma, se aprovada, a lei possibilitará a oferta de prótese de olho pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O PL 1.615/2019 foi apresentado pelo próprio Rogério Carvalho em conjunto com os senadores Wellington Fagundes (PR-MT), Otto Alencar (PSD-BA) e Rose de Freitas (Pode-ES).

— O projeto de lei dará condição de os monoculares poderem ter uma prótese de olho, pois às vezes, devido à falta de recurso financeiro, é impossível para algumas pessoas adquirirem a prótese de olho. Todo mundo quer se sentir igual, e a prótese não é uma questão estética; é uma questão de garantir a condição de igualdade entre os indivíduos que convivem na sociedade — justificou o parlamentar.

O PL 1.615/2019 foi enviado à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), à de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e à de Assuntos Sociais (CAS), onde terá decisão terminativa.

CPI dos Tribunais Superiores

No mesmo discurso, o senador se disse reticente quanto ao pedido de instalação da CPI dos Tribunais Superiores, feita pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE), na terça-feira (19). Para Rogério, a investigação pode tirar a atenção do Parlamento de problemas como a crise fiscal e o desemprego.

— O que importa realmente é a gente fazer a economia crescer, gerar emprego, renda, é a gente fazer esse país voltar a ser um país que realiza sonhos — afirmou Rogério Carvalho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)