Randolfe comemora suspensão de aumento na energia do Amapá

Da Redação | 20/03/2019, 20h35

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) saudou em Plenário nesta quarta-feira (20) a medida liminar que impediu reajuste nas tarifas da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Segundo Randolfe, que acionou a Justiça Federal contra o aumento de 5,35% autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a liminar é uma conquista para o povo de seu estado.

— De imediato, impetramos ação popular na Justiça Federal do Amapá. Decisão suspendeu a cobrança desse reajuste. Inclusive, na ação que peticionamos, dissemos que eventual reajuste deveria ser arcado pelos cofres do Amapá — disse o senador.

Randolfe ressaltou que a tarifa de energia elétrica do Amapá é uma das mais elevadas do país e a que mais sofreu aumentos nos últimos quatro anos, situação que atribuiu à forma como foi conduzida a federalização da CEA. O parlamentar também destacou o custo da energia afeta principalmente os mais pobres.

Kajuru

Randolfe reiterou sua solidariedade ao senador Jorge Kajuru (PSB-GO) em sua controvérsia com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Segundo o parlamentar, defender o direito à livre opinião de Kajuru é um gesto de respeito à instituição do Senado e à tripartição dos Poderes. Para Randolfe, o ofício em que Gilmar pede as “providências cabíveis” contra um senador constitui um excesso que fere a Constituição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)