Paulo Rocha critica proposta de reforma da Previdência e lamenta desigualdade social

Da Redação | 20/03/2019, 19h52

O senador Paulo Rocha (PT-PA) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (20), a proposta de reforma da Previdência e os acordos firmados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, com os Estados Unidos. Paulo Rocha classificou como um retrocesso a PEC 6/2019, que muda as regras da Seguridade Social e está tramitando na Câmara dos Deputados. O parlamentar também criticou a aproximação do governo Bolsonaro com o do norte-americano Donald Trump, dos Estados Unidos.

— São verdadeiros vendilhões do nosso patrimônio para os países, principalmente para os Estados Unidos. Escancaram nossas portas e a entregam a nossa riqueza para esses países. Isso é um retrocesso, porque nós já tínhamos conquistado a soberania, a dignidade de um povo perante a economia mundial. E agora, com essa reforma da Previdência, na verdade, é acabar com a Previdência pública e entregar para a sanha do capital financeiro, para o lucro fácil, através da capitalização. Nós do Partido dos Trabalhadores vamos fazer de tudo para que essa reforma não passe no Parlamento brasileiro — afirmou Paulo Rocha.

O senador lamentou a desigualdade social no Brasil e disse que o estado do Pará retrata essa desigualdade.

— O estado do Pará é uma das regiões mais ricas do planeta. Tudo que há de grande, de maior no mundo, está lá no Pará, na Amazônia. Maior concentração de riqueza mineral do mundo, maior concentração de água doce do mundo, maior reserva florestal do mundo, maior biodiversidade do mundo. Há regiões, como o sul do Pará, desenvolvidas. Por outro lado, há regiões, como a Ilha de Marajó, que ainda estão subdesenvolvidas, onde, mesmo com tanta riqueza ao redor, o pessoal vive ainda numa pobreza extrema. É no Pará que ainda ficam os municípios com os menores IDHs do Brasil — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)