Prevenção e tratamento de câncer colorretal terá audiência na CAS

Da Redação | 13/03/2019, 11h23

“Câncer colorretal: ações e políticas para prevenção, diagnóstico e tratamento” é o tema de audiência pública a ser realizada em breve pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A intenção da autora do requerimento, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), é alertar a população para um tipo de câncer que é o segundo mais incidente em mulheres e o terceiro em homens.

Ao justificar a proposta do debate, Maria do Carmo destaca a campanha Março em Cores, que busca, desde 2017, alertar para os riscos do câncer colorretal, também conhecido como câncer de cólon e reto ou câncer do intestino grosso. A estratégia procura levar informação à população e empatia aos pacientes em processo de tratamento.

“De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018, o câncer de intestino tem estimativa de 36.360 novos casos, sendo 17.380 homens e 18.980 mulheres. E o número de mortes, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer de 2015, é de 16.697, sendo 8.163 homens e 8.533 mulheres”, registrou Maria do Carmo.

Para a audiência serão convidados representantes do Instituto Oncoguia; da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc); da Faculdade de Medicina da Unicamp; além do Instituto Vencer o Câncer (Ivoc) e do Ministério da Saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)