Arolde de Oliveira pede investimentos em tecnologia 5G

Da Redação | 13/03/2019, 17h15

O senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), que em fevereiro deste ano integrou comitiva de parlamentares brasileiros à Conferência Internacional de Comunicação, realizada na cidade de Barcelona, na Espanha, defendeu nesta quarta-feira (13) que o Brasil faça investimentos em telecomunicações com vistas às novas tecnologias de telecomunicações, como as de quinta geração ou 5G.

— A quinta geração, 5G, não é um prosseguimento das outras gerações de comunicação celular. É um salto para um novo momento, com uma banda muito larga, de altíssima velocidade, capaz de atender às nossas necessidades hoje e com uma característica que é a mais importante, que é a questão da baixa latência, do baixo retardo da comunicação.

Depois de citar que também integraram a comitiva os senadores Esperidião Amim (PP-SC) e Vanderlan Cardoso (PP-GO), que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), Arolde de Oliveira disse que todos ficaram impactados com o alto nível de desenvolvimento em telecomunicações em que o mundo já se encontra com a introdução da quinta geração.

— Isso significa que os nossos smartphones serão instrumentos para controlar tudo que nós quisermos num mundo onde pessoas se comunicam com pessoas, pessoas com máquinas, máquinas com máquinas, máquinas com coisas, coisas com coisas, numa profusão de conectividade que não se pode imaginar.

O senador entende que o Brasil precisa reduzir essa diferença tecnológica que existe em relação aos países desenvolvidos.

— E qual é o caminho? Esse caminho é a educação. E é justamente através da educação que nós poderemos dar esse entendimento cedo para as nossas crianças; e depois na sua formação profissional, para suportarem essa transição, que, repito, é irreversível. Ela vai ocorrer para o bem ou para o mal, queiramos ou não.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)