Brasil precisa revolucionar a educação para retomar produtividade, diz Confúcio

Da Redação | 18/02/2019, 19h15

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) disse nesta segunda-feira (18) que a salvação do Brasil está no investimento em educação de qualidade. Ele lamentou o desempenho do país neste setor e pediu aos Poderes o esforço para colaborar com a mudança desse cenário. De acordo com o parlamentar, somente uma revolução na educação fará o Brasil retomar sua produtividade.

— Então, se no Brasil nós quisermos de fato fazer isso, temos que ser revolucionários. E revolucionário tem que ter arma para encarar. Revolucionário tem que ter discurso para bater. Nós temos que nos insurgir. É a inconfidência brasileira neste momento no sentido de a gente voltar aos eixos a qualidade da educação brasileira para salvar o País — disse.

Confúcio lembrou que o País já atravessou períodos em que a educação de base era referência e que hoje se caracteriza por ser uma fábrica de exclusão.

— Quando foi que essa educação brasileira piorou tanto assim? Qual foi a data em que houve essa esculhambação horrorosa da educação brasileira? Qual foi o limite: daqui para trás era bom; daqui para frente vamos avacalhar com essa coisa, avacalhar com a educação brasileira? E hoje a educação é uma fábrica da exclusão, é uma indústria da exclusão, do desperdício, do genocídio de gerações — criticou.

Para ele, falta engajamento na execução do Plano Nacional de Educação, valorização dos professores e mobilização de todos os entes. Ele sugeriu que cada parlamentar faça sua parte, adote uma escola, para que, na sua avaliação, o resultado “possa irradiar para outras escolas”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)