Aprovada indicação de Vicente Bandeira de Aquino Neto para a Anatel

Da Redação | 18/12/2018, 16h25 - ATUALIZADO EM 18/12/2018, 21h07

Por 37 votos favoráveis, sete contrários e duas abstenções, o Plenário aprovou nesta terça-feira (18) a indicação do advogado Vicente Bandeira de Aquino Neto para o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A aprovação será comunicada à Presidência da República.

Vicente Bandeira de Aquino Neto formou-se em direito em 1993, é mestre em direito constitucional pela Universidade de Fortaleza e doutorando em ciência política pela Universidade de Lisboa.

Em sabatina na manhã de hoje na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), Aquino Neto defendeu a alteração da lei que rege o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para que ele seja aplicado para além do serviço de telefonia fixa, que já cumpriu sua finalidade uma vez que hoje a preferência da população é pelo serviço móvel.

O advogado defendeu ainda o fortalecimento da infraestrutura física das redes de comunicação como fundamental para o acesso aos serviços de banda larga. E apostou na tecnologia 5G como o futuro das telecomunicações, considerando que a evolução tecnológica é rápida, resultando em aumento da qualidade da transferência de dados no mundo inteiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)