Entra em vigor lei que regulamenta a profissão de físico

Da Redação | 11/07/2018, 12h27

Foi sancionada a Lei 13.691/2018, que regulamenta o exercício da profissão de Físico. A lei foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (11), com dois vetos do presidente da República, Michel Temer. O texto é decorrente do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 101/2012, de iniciativa do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP).

A nova lei dispõe sobre quem poderá exercer a profissão; quais são as atribuições do físico, sem prejuízo de outras profissões regulamentadas que se qualifiquem para tanto. O texto também normatiza o registro prévio em Conselho competente.

Vetos

Alegando contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade, o presidente da República vetou os parágrafos que asseguravam o exercício da profissão aos não diplomados; e também o que atribuía ao físico, nos grupos ou setores atinentes a sua atuação, a direção de órgãos, departamentos na administração pública, em entidades autárquicas, e em empresas públicas e privadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
12h20 Brasil e Etiópia: CRE aprovou acordo que define marco legal para a operação de serviços aéreos entre Brasil e a Etiópia. O acordo assinado em Adis Abeba, em 2013.
12h18 Defesa aérea: CRE aprovou o acordo de cooperação em defesa entre Brasil e Antígua e Barbuda. O acordo foi assinado em Brasília, em 2014. Matéria vai ao Plenário.
12h09 Embaixadores: CRE aprova por unanimidade as indicações de Carlos Alfonso Iglesias Puente para embaixador em Moçambique e Antonio Augusto Martins Cesar para as embaixadas da Tanzânia, Comores e Seicheles. Matérias vão ao Plenário.
Ver todas ›