Senado aprova indicação de Roberto Jaguaribe para embaixada brasileira na Alemanha

carlos-penna-brescianini | 05/06/2018, 20h56

O diplomata Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos foi aprovado nesta terça-feira (5), pelo Plenário do Senado, como embaixador brasileiro na Alemanha. Até recentemente, o diplomata presidia a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), onde havia sido nomeado em 2016. Com o parecer favorável do senador Lasier Martins (PSD-RS), o nome do diplomata foi aprovado por 39 votos favoráveis, uma abstenção e um voto contrário.

Os senadores José Serra (PSDB-SP), Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Jorge Viana (PT-AC) elogiaram a atuação de Roberto Jaguaribe, que já foi embaixador brasileiro na China e no Reino Unido. Todos afirmaram que o diplomata possui excelentes qualificações para o cargo.

A Alemanha é a primeira economia da Europa e a quarta economia mundial. Em 2017, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Alemanha foi de aproximadamente US$ 14 bilhões. Atualmente, cerca de 1.600 empresas alemãs ou de capital alemão estão instaladas no Brasil. Conforme estatísticas do Banco Central, em 2014 os investimentos da Alemanha no país ultrapassaram os US$ 18 bilhões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)