Fátima registra realização da Conferência Popular de Educação em Belo Horizonte

Da Redação | 24/05/2018, 12h29

Em discurso nesta quinta-feira (24), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) registrou a realização da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2018), em Belo Horizonte (MG), do dia 24 ao dia 26 de maio. A ideia é discutir, com profissionais da educação e entidades da sociedade civil, os problemas enfrentados pelo setor e, especialmente, as consequências da Emenda Constitucional 95, do teto de gastos.

De acordo com Fátima, a Conape é uma reação à “intervenção do Ministério da Educação no Fórum Nacional da Educação” que, por meio de decreto, “desconstruiu o calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae-2018) e desfigurou o FNE”. No encontro paralelo, serão debatidos temas como o movimento Escola sem Partido, o corte de recursos para a Educação e a política de formação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.

- É uma grande marcha, quando vamos denunciar ao Brasil e ao mundo os retrocessos que estão em curso no nosso país, especialmente no campo da educação – disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)