Senado aprova indicação de diplomata para missão na União Europeia

Da Redação | 22/05/2018, 18h37

O Senado aprovou nesta terça-feira (22) a indicação do diplomata Marcos Bezerra Abbott Galvão para o cargo de chefe da Missão do Brasil junto à União Europeia, em Bruxelas. A indicação contou com 46 votos favoráveis e uma abstenção.

Nascido nos Estados Unidos, mas de nacionalidade brasileira, Galvão iniciou a carreira diplomática em 1980. Foi embaixador em Tóquio (2011-2013) e delegado na Delegação Permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e a Outras Organizações Econômicas (2013-2016). Desde 2016, é secretário-geral das Relações Exteriores.

O diplomata foi sabatinado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no último dia 17. Aos senadores, disse acreditar que pode ser concluído ainda este ano o acordo de livre comércio envolvendo o Mercosul e a União Europeia, negociado desde 1999.

Galvão destacou também o aumento do intercâmbio comercial Brasil-UE. Entre janeiro e abril deste ano as exportações brasileiras para os 28 países do bloco aumentaram 34,4% , em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, avaliou, a UE tornou-se o maior investidor direto na economia brasileira. Seu estoque total de investimentos chegou a 175 bilhões de euros, de acordo com dados de 2015, o equivalente a 46% de todo o investimento estrangeiro feito no país. O Brasil é o terceiro maior destino de capitais dos países da UE, perdendo apenas para os EUA e a Suíça.

O senador José Serra (PSDB-SP) garantiu que Marcos Galvão seria um “grande embaixador”.

— É com satisfação e alegria que encaminho meu voto. É o que temos de melhor na nossa diplomacia. Tenho certeza de que será um grande embaixador, com habilidade, conhecimento e talento — afirmou, lembrando que Galvão foi secretário-geral do Itamaraty no período em que foi ministro das Relações Exteriores.

Os senadores Hélio José (Pros-DF) e Ana Amélia (PP-RS) também elogiaram a indicação.

União Europeia

A União Europeia (UE), uma associação de países com foco na política e na economia, é formada por 28 estados que, embora soberanos, delegam competências a instituições comuns para assegurar que decisões sobre assuntos de interesse coletivo possam ser tomadas em nível europeu.

O bloco tem origem na Comunidade Econômica Europeia, fundada em 1957. Possui sedes em Bruxelas (Conselho Europeu, Conselho da União Europeia, Comissão Europeia e Parlamento Europeu), Estrasburgo e Luxemburgo (Parlamento Europeu).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)