Medida provisória contra o tarifaço perde a validade

Da Agência Senado | 16/12/2025, 15h19

A Medida Provisória (MP) 1.309/2025, que havia instituído em agosto o Plano Brasil Soberano e o Comitê de Acompanhamento das Relações Comerciais com os Estados Unidos, perdeu a validade na semana passada.

A medida provisória, agora sem eficácia, teve o objetivo de conter os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A MP determinava a criação de novas linhas de financiamento e de outras ações estratégicas para auxiliar os exportadores afetados pelo "tarifaço".

Em novembro, o presidente norte-americano, Donald Trump, suspendeu a tarifa de 40% que vinha sendo aplicada a diversos produtos do Brasil. 

Cronologia

A MP 1.309/2025 é editada pela Presidência da República em 13 de agosto.

A comissão mista — formada por senadores e deputados federais — encarregada de analisar a matéria é instalada em 24 de setembro. Seu presidente é o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP) e seu relator é o senador Fernando Farias (MDB-AL).

Em 3 de outubro, a medida provisória tem o prazo de vigência prorrogado até o dia 10 de dezembro.

Mas, em 20 de novembro, o presidente Donald Trump anuncia a suspensão da tarifa de importação de 40% sobre café, carne, frutas e outros produtos brasileiros.

No dia 11 de dezembro é declarada a perda de validade da medida provisória.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)