Ana Amélia defende o fim do foro privilegiado para os crimes comuns

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/05/2018, 16h41

A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu nesta quarta-feira (2) em Plenário o fim do foro privilegiado para crimes comuns. Ela comentou o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de ação que pode limitar o foro por prerrogativa de função a crimes cometidos durante os mandatos. Segundo a senadora, oito dos onze ministros do STF já votaram para que parlamentares respondam em primeira instância por crimes cometidos fora do mandato.

Ana Amélia citou pesquisa do Ibope em que 78% dos entrevistados afirmaram ser favoráveis ao fim do foro privilegiado por entenderem que esta prerrogativa favorece a impunidade.

De acordo com a senadora, até janeiro deste ano, a Operação Lava Jato havia condenado cerca de 190 pessoas. Enquanto isso, o STF, que é responsável pelo julgamento de autoridades com foro privilegiado, não condenou ninguém entre dezenas de políticos denunciados por partipação no esquema de desvio de recursos públicos.

— Talvez isso dê argumento e seja verdadeira crença da população de que é preciso, sim, excluir e eliminar o foro privilegiado como uma prerrogativa que assegura a impunidade de quem comete delitos — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)