Comissão de Educação debate o papel das universidades públicas

Da Redação | 16/04/2018, 09h19 - ATUALIZADO EM 22/06/2018, 16h03

O papel da universidade pública como instrumento de promoção social, mas também de produção de novos conhecimentos para o desenvolvimento estará em debate nesta quarta-feira (18), às 10h30, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

A iniciativa da audiência pública é do senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Ele explica que a universidade pública tem sido vista “como uma escada social para seus alunos, sem uma preocupação maior em ser uma alavanca para o progresso do país e da humanidade”. Talvez por isso, argumenta o senador, exista uma desconfiança da sociedade em desviar recursos de outras prioridades sociais para financiar essas universidades.

Para refletir sobre o tema, foram convidados o professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Célio da Cunha, o professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) Isaac Roitman e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho, além de um representante do Ministério da Educação.

A audiência será interativa através do portal e-cidadania e do Alô Senado e contará com o Serviço de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O debate ocorrerá no Plenário 15 da Ala Senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
18h50 Embaixador do Brasil no Paquistão: Por 69 votos a favor, um contra e uma abstenção, o Plenário aprovou a indicação do diplomata Olyntho Vieira para o cargo de embaixador do Brasil no Paquistão (MSF 3/2019).
18h35 Acesso a informação: O Plenário aprovou o Projeto de Lei da Câmara 42/2015, que torna obrigatória a divulgação de desempenho para os não-classificados em seleção para cursos superiores. A matéria vai a sanção.
Ver todas ›