Flexa Ribeiro lamenta aumento da violência, mas destaca investimentos do Pará na segurança pública

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/04/2018, 17h32

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) agradeceu nesta quarta-feira (11) aos senadores que aprovaram em Plenário, no dia anterior, a proposta de sua autoria (PLS 90/2007 - Complementar) que proíbe o bloqueio de recursos destinados ao Fundo Nacional de Segurança Pública. O senador ressaltou que o fundo tem perdido perdendo repasses orçamentários a cada ano.

Flexa Ribeiro lamentou os acontecimentos recentes em Belém, onde um bando ligado ao crime organizado tentou resgatar comparsas presos no Pará. Para isso, utilizaram armamento pesado, como bananas de dinamite e fuzis. Um confronto com agentes penitenciários deixou 21 mortos, sendo vinte criminosos e um agente penitenciário.

O senador disse que o governo do Pará acerta ao investir na segurança pública. De acordo com Flexa, dois mil PMs serão contratados em breve, após o fim do treinamento na academia militar. Além disso, 400 policiais que estão em atividades burocráticas serão enviados para o patrulhamento nas ruas, sendo substituídos por policiais da reserva.

— Só para que nós tenhamos um parâmetro para medir o esforço do governo do estado do Pará na questão do combate à violência: o governo federal está anunciando que vai abrir concurso para incorporar 500 policiais federais e 500 na PRF, ou seja, são mil novos agentes, E lá no estado do Pará, nós temos 3 mil, entre policiais civis e militares incorporados — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)