Lídice lamenta assassinato de defensores dos direitos humanos e trabalho infantil

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/12/2017, 16h12

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lamentou dados divulgados em relatório da ONG Anistia Internacional segundo os quais o Brasil é o país com o maior número de assassinatos de defensores dos direitos humanos.

De acordo com o relatório, entre janeiro e agosto deste ano, foram mortos 58 ativistas no país. Lídice enfatizou que a maioria eram pessoas ligadas a questões ambientais, como indígenas e trabalhadores rurais sem terra.

A senadora também lamentou os índices de trabalho infantil no país. Ela citou pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo a qual dos 41 milhões de brasileiros com idade entre 5 e 17 anos, 1,8 milhão trabalham, sendo 1 milhão em situação ilegal.

Destas crianças, 30 mil têm entre 5 e 9 anos, 160 mil entre 10 e 13 anos de idade. Para Lídice, estes fatos demonstram a falência da atual política de atenção à criança no Brasil.

- É por isso que nós temos que denunciar e exigir objetivamente outra postura do governo federal na fiscalização e combate ao trabalho infantil - afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)