José Medeiros se queixa da alta das passagens aéreas

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/11/2017, 17h58

Ao contrário do que foi pregado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)  e pelas companhias aéreas que os preços das passagens iriam cair após a cobrança pelo despacho das malas, viajar de avião está muito mais caro. A informação foi enfatizada em Plenário nesta segunda-feira pelo senador José Medeiros (Pode-MT).

José Medeiros apresentou dados para mostrar que entre junho e setembro deste ano a alta chegou a 35,9%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Já para o IBGE a elevação foi de 16,9%.

Esses números mostram, de acordo com José Medeiros, reajustes muito acima da inflação. Para ele, não há nada que justifique isso. Acrescentou que as empresas aéreas estão oferecendo menos serviços de bordo a preços mais caros.

O senador José Medeiros alertou para o papel da Anac neste processo. Para ele, a agência não está defendendo os interesses dos consumidores, como deveria.

— Isso vai contra os princípios democráticos que queremos acreditar são os fundamentos da República. Não ouviram os setores interessados ou, pior ainda, só se ouviu um lado. A decisão monocrática da Anac vai contra aquela que queremos acreditar é a função primordial de qualquer agência reguladora: fiscalizar em nome do povo brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)