Cristovam pede mais debate sobre coesão e rumos do país

Da Redação | 26/10/2017, 12h53

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) manifestou na tribuna do Senado, nesta quinta-feira (26), preocupação com a falta de debate estratégico sobre os rumos do país. Fez alusão à sua participação na convenção da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, em Vitória (ES), no fim de semana anterior.

– Em geral, ficamos tão concentrados no dia a dia que temos pouca chance de pensar algo mais longe. De repente estamos diante de cem pessoas interessadas em debater o futuro da nação, fora do dia a dia. Temos dois problemas hoje que precisamos enfrentar: o da coesão nacional, num país dividido em corporações; e a falta de rumo de longo prazo.

O senador também comentou a audiência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado que na véspera discutiu a “fuga de cérebros” do Brasil para outros países.

– É assustador. O pior é que antes [os cientistas] iam em busca de melhores condições de trabalho. Agora vão em busca de melhores condições de vida. Num mundo que caminha para ser a sociedade do conhecimento, queremos um rumo e não estamos construindo a base do rumo.

Cristovam citou os casos de Coreia do Sul e da China, países que vêm se desenvolvendo mais rapidamente que o Brasil, fazendo ressalvas em relação às diferenças entre os países:

– A diferença entre o Brasil e a Coreia do Sul não é apenas que a Coreia investiu muito em educação. É também que a Coreia fez uma economia eficiente. A China encontrou coesão e rumo com o respeito ao mérito e a busca da eficiência, mas com um estilo de governo que não é o que nós queremos aqui - avaliou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)