Elmano Férrer relata situação dramática no abastecimento de água no Piauí

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/10/2017, 18h26

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) alertou nesta segunda-feira (9) para o baixo nível dos reservatórios de água no estado. Ele mencionou manchete de um jornal do Piauí que aponta um volume abaixo de 10%. Férrer, observou que os reservatórios lá construídos não têm sido suficientes para armazenar água para a população local.

O senador, nascido no Ceará, lembrou que ao chegar no Piauí, há 50 anos, a primeira imagem que viu foi um carro-pipa. Hoje, segundo ele, esta ainda é a solução encontrada para levar água aos moradores do semiárido nordestino.

Para o senador, o setor público não foi inteligente e nem competente para realizar obras de infraestrutura e dar à região instrumentos de convivência com a seca. Elmano Férrer lamentou o estado dos reservatórios que praticamente já secaram no Piauí.

— O município de Fronteiras tem um reservatório construído pelo Dnocs [Departamento Nacional de Obras contra a Seca] há mais de 70 anos, com capacidade de 51,8 milhões m³. Tinha 1,5% de água. Não existe mais nem volume morto. O açude Piaus com 104 milhões de m³ de água, não tem 4% [de água].

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)