CPI Mista da JBS ouvirá Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES

Da Redação | 29/09/2017, 09h00

A CPI mista da JBS ouve na terça-feira (3) o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Luciano Coutinho e o representante dos acionistas minoritários da empresa, Márcio Lobo, em reunião com início às 9h na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

Em abril de 2014, em uma audiência conjunta de duas comissões do Senado, o então presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou que o investimento no grupo JBS Friboi foi feito sem uso de dinheiro público.

O advogado Márcio Lobo deverá falar sobre suposta manipulação da JBS no mercado financeiro com as ações da própria empresa.

Requerimentos

Na primeira parte da reunião, serão votados requerimentos pela convocação da ex-advogada da JBS Fernanda Tórtima e do ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Vinícius Marques de Carvalho.

Em áudio, o empresário Joesley Batista diz que Fernanda era contrária à citação do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em sua delação. Carvalho, por sua vez, poderá ser chamado a esclarecer a atuação do Cade em processos que envolvem as empresas JBS e J&F.

Advogado e procurador

Na quarta-feira (4), a CPI mista tomará os depoimentos do advogado do grupo JBS, Willer Tomaz de Souza, e do procurador do Ministério Público Federal Ângelo Goulart Villela. A reunião terá início às 9h na sala 2 da ala Nilo Coelho.

De acordo com Joesley Batista, Willer Tomaz de Souza teria agido com a finalidade de cooptar Ângelo Goulart Villela para agir como infiltrado na Operaçao Greenfield, da Polícia Federal, em troca de recebimento de suborno com origem na JBS.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)