Simone Tebet lamenta aumento de violência e pede investimento na vigilância das fronteiras

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/09/2017, 16h36

A senadora Simone Tebet (PMDB-RS) lamentou nesta quarta-feira (20) os casos de violência recentes no Rio de Janeiro. Segundo ela, o Brasil sempre foi considerado uma terra de paz, mas hoje enfrenta outra realidade e vive uma guerra civil não declarada.

Simone Tebet defendeu a adoção do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o Sisfron, utilizando alta tecnologia e a atuação das polícias militar, civil e as Forças Armadas. Segundo a senadora, os recursos para o Sisfron têm sido contingenciados pelo governo.

Na opinião da senadora, a violência não tem origem nos grandes centros, mas sim nos municípios de fronteira, por onde passam o tráfico de drogas, armas, pessoas, e também cresce o furto de veículos para o transporte ilegal destas mercadorias.

Simone afirmou que Mato Grosso do Sul foi reconhecido pela ONU como o grande corredor do tráfico da América do Sul. Ela ainda lamentou o fato de a fronteira do seu estado com o Paraguai ter índices de violência piores do que o Rio de Janeiro.

— Nós não podemos esquecer que lá em Ponta Porã, junto com Pedro Juan Caballero, nós temos um número [de mais] do que o dobro de homicídios por 100 mil habitantes, comparado ao Rio de Janeiro — disse a senadora, lembrando que o Rio de Janeiro tem taxa de homicídio de 21 por 100 mil habitantes, enquanto Ponta Porã (MS) tem taxa de 48 mortes para cada 100 mil habitantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)