Silvio Amorim será sabatinado para o CNMP nesta quarta

Da Redação | 07/08/2017, 14h33

O procurador regional da República Silvio Roberto de Oliveira Amorim Junior, indicado para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), será sabatinado, na próxima quarta-feira (9) a partir das 10h, pelos integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O relator da indicação é o senador Eduardo Amorim (PSDB-SE).

Silvio Amorim é Mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Especialista em Direito Constitucional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Sua graduação em Direito foi concluída em 1998 na Universidade Federal de Rondônia.

A experiência profissional do indicado na área jurídica teve início ainda durante seus estudos na graduação, período em que exerceu cargos de técnico de nível médio no Tribunal de Justiça de Rondônia e, depois, no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região. Após a graduação, exerceu o cargo de Analista no Ministério Público Federal até ser aprovado, em concurso público, para o cargo de Procurador do Estado de Rondônia.

Ingressou no Ministério Público Federal em 2002 e atuou, como Procurador da República, nos Estados de Rondônia, Alagoas e Sergipe até 2013, quando foi lotado no Gabinete do Procurador-Geral da República. Em 2014 ocupou o cargo de Procurador Regional da República. O indicado também foi Secretário-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público, entre junho de 2016 e maio de 2017 e, desde então, atua na Procuradoria Regional da República da 1ª Região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)