Aprovados embaixadores para Chile e Emirados Árabes

Da Redação | 02/05/2017, 17h38

O Plenário aprovou nesta terça-feira (2) duas indicações presidenciais para as embaixadas do Brasil no Chile e nos Emirados Árabes. O presidente da República será comunicado das aprovações.

A indicação do diplomata Carlos Sérgio Sobral Duarte para o cargo de embaixador do Brasil no Chile foi aprovada por 54 votos a favor, 2 contra e 1 abstenção (MSF 12/2017).

Duarte nasceu no Rio de Janeiro em 1959 e ingressou nos quadros do Itamaraty em 1982. O diplomata atuou em diversas funções no ministério, incluindo o cargo de embaixador na Índia. É atualmente o representante da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York.

Já a indicação do diplomata Fernando Luís Lemos Igreja para a chefia da representação brasileira em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU), foi aprovada por 53 votos favoráveis, nenhum contrário e 1 abstenção (MSF 11/2017).

Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. A capital é Abu Dhabi, mas a maior cidade é Dubai. A população dos Emirados Árabes ultrapassa 8 milhões de habitantes.

No mês de março deste ano, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, recebeu a visita do xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, príncipe e ministro de negócios estrangeiros e cooperação internacional dos Emirados Árabes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)