Sete comissões começam os trabalhos a partir desta terça-feira

Da Redação | 13/03/2017, 16h17

Sete comissões permanentes do Senado devem eleger seus presidentes nesta semana. Quatro delas têm reuniões marcadas para a terça-feira (14) e três devem se reunir na quarta-feira (15). A eleição dos presidentes das comissões marca o início dos trabalhos em 2017. Grande parte das indicações dos líderes já está definida, mas o nome para presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) ainda é uma incógnita.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), uma das mais disputadas pelos partidos,  deve se reunir na terça-feira às 10h. Em entrevistas recentes, o primeiro-vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PB), já afirmou que o partido deve ficar com a comissão. Se esse acordo for cumprido, segundo o senador, o indicado deve ser o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), mas o nome final ainda não foi confirmado pelo partido. Até o ano passado, a comissão era presidida pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), também fará sua reunião na terça-feira, a partir das 11h30. De acordo com o PSB, a quem caberá a indicação, o nome escolhido é o da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO). Nos dois últimos anos, a comissão também foi comandada pelo partido. O presidente era o senador Romário (PSB-RJ).

A instalação da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) está marcada para as 11h, também na terça-feira. Na última semana, a líder do PT, senador Gleisi Hoffmann (PT-PR), anunciou que o partido pretende indicar a senadora Regina Sousa (PT-PI) para presidir o colegiado. Nos anos anteriores, outro senador petista presidiu a comissão: Paulo Paim (RS).

Das quatro comissões que serão instaladas na terça-feira, uma permanece com a presidência indefinida, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A expectativa é de que a indicação seja feita pelo PMDB, mas o líder do partido, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. A reunião da comissão está marcada para as 9h30. Até o ano passado, o presidente era o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Ciência e tecnologia

Já na quarta-feira, três comissões terão os presidentes eleitos. A primeira reunião deve ser da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Segundo o PSD,  Otto Alencar (PSD-BA) será o presidente do colegiado, antes comandado por Lasier Martins (PSD-RS).

A segunda reunião, marcada para as 9h, será a da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Já foi confirmada a indicação da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP). O último presidente da CAS foi o senador Edison Lobão (PMDB-MA).

Outra comissão que já tem o nome do presidente definido é a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), com reunião marcada para as 14h30. De acordo com a liderança do PP, o indicado será o senador Ivo Cassol. O PP também é o partido da última presidente da comissão, senadora Ana Amélia (PP-RS).

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) também já teve o nome indicado, mas ainda não tem reunião marcada. O nome da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) foi confirmado pela líder do PT. O último presidente eleito pela comissão foi o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)