Seminário propõe pautas de interesse das mulheres para 2017

Da Redação | 13/12/2016, 09h05

O combate à violência e a elaboração de uma proposta ao Congresso Nacional de agenda de interesse das mulheres estarão em debate no seminário Mulheres no Poder: Diálogos sobre Empoderamento Político, Econômico e Social e Enfrentamento à Violência, que será realizado nesta quarta (14) e quinta-feira (15), no auditório Petrônio Portella do Senado.

As inscrições já foram encerradas, mas pessoas interessadas poderão acompanhar os debates pela internet, por meio do portal e-Cidadania e participar enviando sugestões.

Organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência do Senado, o Banco Mundial e a ONU Mulheres, o encontro reunirá legisladores, representantes dos setores público e privado, entidades do movimento organizado de mulheres e organismos internacionais.

De acordo com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora especial da mulher do Senado, a intenção da bancada feminina é divulgar iniciativas legislativas em análise no Congresso e colher propostas dos movimentos organizados para fortalecer a ação das parlamentares.

— Queremos encerrar 2016 com sugestões ao Parlamento brasileiro de compromisso pela manutenção e aumento dos direitos das mulheres em 2017 — explica a procuradora.

Já a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, afirma que é necessário fazer avançar a agenda de direitos das mulheres brasileiras, na sua diversidade.

— Garantir o aumento da participação política das mulheres nas tomadas de decisão, enfrentar as desigualdades de gênero e raça que se acentuam nas crises econômicas e incentivar mais compromisso das autoridades e instituições com as políticas para as mulheres e orçamento para as políticas públicas — afirma.

Segundo Martin Raiser, diretor do Banco Mundial no Brasil, “a legislação brasileira em defesa dos direitos das mulheres e da igualdade entre os gêneros está entre as mais avançadas do mundo, mas muito ainda precisa ser feito para fazer valer a lei, a começar por uma maior participação de mulheres nos parlamentos, onde as brasileiras ainda têm baixa representação quando comparadas a outros países da América Latina”.

Para Raiser, “a igualdade de gênero, enquanto direito humano e política de desenvolvimento sustentável, é compromisso do Banco Mundial, que tem apoiado a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e da Câmara dos Deputados em seus esforços para promover uma legislação que leve em conta as questões de gênero e o seu monitoramento".

Temas em debate

O seminário será dividido em quatro painéis temáticos nos quais serão discutidos indicadores de violência contra a mulher, por meio de experiências nacionais e internacionais de Observatórios de Monitoramento da Violência de Gênero; a presença das mulheres no universo político; o empoderamento feminino no setor privado; e a pauta de reivindicações do movimento organizado de mulheres e entidades do terceiro setor.

Uma palestra sobre orçamentos sensíveis a gênero, na qual serão conhecidas iniciativas referentes à dotação eficiente de recursos públicos e transparência na prestação de contas em favor da equidade gênero, encerrará o evento.

Todas as mesas contarão com a presença de parlamentares, mediadores e relatores, que deverão sistematizar a discussão de cada painel e produzir o documento final, a ser apresentado às lideranças do Congresso Nacional em favor da promoção do empoderamento feminino em todos os setores da sociedade.

Ao final da quarta-feira, haverá o lançamento de quatro livros de mulheres estudiosas do tema de igualdade de gênero e empoderamento feminino, às 18h30, na Biblioteca Luiz Viana Filho, do Senado.

Já no encerramento do seminário, haverá a premiação do concurso de vídeos por celular "Um minuto contra a violência”, promovido pela Comissão Permanente Mista da Combate à Violência contra a Mulher. A cerimônia será encerrada com uma apresentação cultural para celebração e congraçamento entre participantes.

A programação completa pode ser acessada na página do evento:www.seminariomulheresnopoder.com.br

Da assessoria de imprensa da Procuradoria da Mulher do Senado

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)