Ângela Portela critica cortes na educação superior

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/08/2016, 15h47

A senadora Ângela Portela (PT-RR)  criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (24), a intenção do Ministério da Educação de reduzir em 45% os investimentos nas universidades públicas e cortar em 20% as verbas de custeio. Isso significa, disse ela, R$ 350 milhões a menos  nas universidades.

No caso da Universidade Federal de Roraima, acrescentou a senadora, se o corte realmente for concretizado, prejudicará o programa de concessão de bolsas de estudo, a manutenção do restaurante universitário e serviços terceirizados.

Ângela Portela fez um paralelo da política atual voltada à educação com a adotada durante os governos Lula e Dilma, lembrando que de 2003 a 2014 foram criadas no país 18 universidades federais e 321 campi . E em Roraima, ela afirmou que a expansão do ensino universitário se deu juntamente com a do ensino técnico e profissionalizante.

— Não podemos assistir calados e quietos, impassíveis, o desmonte dessas políticas. Essa é uma conquista inegável do povo brasileiro nos governos Lula e Dilma, que esse governo, de viés elitista, não aceita. Temer prefere fazer caixa em prejuízo da sociedade brasileira — advertiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)