Vanessa Grazziotin diz que Dilma não cometeu crime de responsabilidade

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/08/2016, 17h20

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse nesta segunda-feira (8) em Plenário que a presidente afastada, Dilma Rousseff, não cometeu nenhum crime de responsabilidade ao assinar decretos de suplementação orçamentária.

Ela citou o parecer do Ministério Público Federal, segundo o qual não haveria dívida entre a União e o Banco do Brasil para que pudesse ser considerada uma operação de crédito — a chamada pedalada fiscal, da qual Dilma é acusada. Portanto, não pode ter seu mandato retirado, afirmou a senadora.

Vanessa Grazziotin lembrou que nesta terça-feira (9) o Plenário do Senado vai se reunir, a partir das 9 horas, para votar a pronúncia — a segunda fase da processo de impeachment. Se for aceita, o próximo passo será o julgamento do mérito do processo.

— Então, nós amanhã viveremos mais um dia triste para a nossa história. Viveremos mais um dia triste para a nossa democracia. Porque o que está sendo atingido no país não é só uma presidente que está tendo o seu mandato retirado. O que está sendo atingido é a própria democracia brasileira, é o Estado de direito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)