Reguffe apoia limite para gastos públicos e rejeita nova PEC da DRU

Da Rádio Senado e Da Redação | 28/06/2016, 16h38

O senador Reguffe (sem partido-DF) elogiou e classificou como "responsável e necessária" a proposta de emenda à Constituição que limita o crescimento dos gastos públicos à inflação do ano anterior.

Ele admitiu que a medida, proposta pelo governo interino de Michel Temer, pode ser considerada impopular, mas merece apoio porque o governo não pode gastar mais do que arrecada. Reguffe criticou o crescimento do déficit público, lembrando que restará ao cidadão pagar pela ineficiência do governo.

— Deveria ser feito, nesse primeiro momento, algo ainda mais radical, porque nós não podemos aceitar um déficit, como nós tivemos no ano passado, de R$ 116 bilhões. Depois, como é que vai ser recomposto isso? Em cima do contribuinte, do coitado do contribuinte.

DRU

Por outro lado, o senador declarou seu voto contrário à PEC da desvinculação de receitas da União, a nova PEC da DRU, que tem apoio da base do governo Temer.

Reguffe considera mais adequado, em lugar da desvinculação, cumprir os percentuais mínimos de investimento em saúde e educação. Ao mesmo tempo, o senador cobrou redução da máquina estatal, alertando que o Estado não pode ser um fim em si mesmo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)