Ronaldo Caiado acusa Dilma de editar decretos irregulares de abertura de crédito

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/04/2016, 19h17

Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) acusou a presidente Dilma Rousseff de violar a Lei Orçamentária e a Constituição do país ao editar seis decretos de abertura de crédito em desacordo com a meta fiscal vigente. Porém, segundo ele, a base de apoio ao governo continua tratando os crimes de responsabilidade da presidente como se fossem “fatos menores”. Caiado alertou para os indicadores da crise econômica, avaliando que a situação do país foi agravada pela intenção da presidente de usar a máquina pública para ganhar votos.

— Ela infringiu a Constituição brasileira, ela infringiu a Lei Orçamentária em todos os detalhes da publicação dos decretos, ela transformou os bancos públicos como se fossem bancos responsáveis por investir na política social do governo, fazendo empréstimos junto a esses bancos. Essa é a realidade — afirmou.

Segundo Caiado, a reeleição de Dilma, em 2014, foi o maior "estelionato" eleitoral que o Brasil já assistiu, pois a promessa de campanha sinalizava um “céu de brigadeiro” em que não haveria aumento de tarifas, a inflação e o desemprego estariam sob controle, e os programas sociais continuariam crescendo. O senador alertou que a presidente da República não está acima da lei e não pode “desmanchar” a Constituição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)