Humberto Costa avalia que Senado pode julgar Dilma 'sem sentimento de vingança ou rancor'

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/04/2016, 17h21

O líder do PT, senador Humberto Costa, classificou de ‘espetáculo de um circo de horrores’ a sessão da Câmara dos Deputados que aprovou a admissibilidade do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Na opinião dele, a presidente, uma pessoa honesta e digna, não praticou qualquer crime de responsabilidade.

Para o representante de Pernambuco isso será provado agora, no Senado, que terá o papel de corroborar ou não a decisão da Câmara dos Deputados. E, se for o caso, em seguida, analisar o mérito das denúncias "sem qualquer sentimento de vingança e rancor, marcas da votação na Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ)", que deveria, na opinião de Humberto Costa, estar respondendo por crimes.

— Aconteceu na sessão da câmara um golpe contra a Constituição. Não há outro nome para o que foi feito. Mais de 54 milhões de brasileiros tiveram desrespeitada a sua vontade expressa nas ruas, em 2014, sem qualquer justificativa. um castigo sem crime, um assalto à democracia.

Humberto Costa citou jornais internacionais que destacaram a votação e o fato de Dilma Rousseff ser julgada por parlamentares envolvidos em casos de corrupção.

Ele ainda destacou os avanços sociais obtidos ao longo dos governos do PT e o combate à corrupção, por meio do fortalecimento de instituições como a Polícia Federal e do respeito ao trabalho do Ministério Público.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)