Vanessa Grazziotin afirma que pedido de impeachment não tem a ver com corrupção

Da Redação e Da Rádio Senado | 31/03/2016, 16h01

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) explicou que o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff nada tem a ver com corrupção. O que se pretende, segundo a senadora, é punir a presidente por causa das "pedaladas fiscais" e da liberação de créditos suplementares sem autorização do Congresso Nacional.

A senadora disse que a forma como foi liberado o dinheiro extra, os chamados créditos suplementares, foi considerada legal pelo Tribunal de Contas da União em anos anteriores. E como as "pedaladas" também foram usadas por outros governos, a senadora considera falhas e ilegais as acusações de crime de responsabilidade contra a presidente.

Vanessa Grazziotin avaliou que a mídia passa para o brasileiro a ideia de que tudo de ruim que está ocorrendo no país é culpa da presidente da República e que ela estaria sendo julgada por isso, especialmente pelo que foi apurado pela Operação Lava-jato. Só que nessas investigações não há nada contra a presidente, afirmou a senadora.

— Em nenhuma peça, nenhuma denúncia, em nenhuma  lista aparece o nome da presidenta Dilma. Mas isso é o que passam para a população. Muita gente me diz: ‘senadora, o povo está desaprovando a presidente Dilma nas ruas’. O povo está desaprovando a crise, a corrupção. Eu desaprovo também, mas o povo não tem ideia de que a presidente não está sendo processada por isso e, sim, por outras coisas que, em momento nenhum, podem ser caracterizadas como crime.

Para protestar contra o que avalia ser uma tentativa de golpe, Vanessa Grazziotin disse que participará das manifestações em defesa da democracia, que ocorrerão nesta quinta-feira. Ela ainda destacou manifesto da Federação Nacional dos Jornalistas acusando os veículos de comunicação de assumirem o papel de opositores do governo e defensores do golpe em vez de levar informação à sociedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)