Comissão aprova requerimento para ouvir ministro da Justiça

Iara Guimarães Altafin | 29/03/2016, 15h43

Atendendo a requerimento do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) convidará o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, a apresentar aos parlamentares os programas da pasta para a segurança pública e o combate à violência.

Ataídes Oliveira disse que a audiência deverá ser realizada em conjunto com a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que tem na agenda da reunião desta quarta-feira (30) requerimentos de convite ao ministro.

Alvaro Dias (PV-PR) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES), autores dos requerimentos na CCJ, querem também que Eugênio Aragão explique declaração dada ao jornal Folha de S.Paulo de que afastará equipe da Polícia Federal se houver "cheiro de vazamento" de informações da Operação Lava-Jato.

Hemobrás

Também foi aprovado na CMA requerimento de Ronaldo Caiado (DEM-GO) para audiência pública sobre a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

O parlamentar quer esclarecer notícias sobre investigação da Polícia Federal na empresa, motivada por suspeita de esquema de direcionamento de licitações e desvio de recursos públicos.

Caiado cita auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em obras da fábrica em construção na cidade de Goiana, em Pernambuco, para produção de hemoderivados e produtos para hemoterapia.

Devem ser convidados para o debate o presidente da Hemobrás, Marcos Arraes, e representantes do TCU, do Ministério Público Federal e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

Ferrovia

Foi acolhido ainda requerimento de João Capiberibe (PSB-AP) requisitando ao presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeira (COAF) cópia de relatório que apontaria irregularidades na Ferrovia Norte-Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)