CDH debate direitos humanos com parlamentares suecos

Da Rádio Senado | 29/03/2016, 19h17

Uma delegação de parlamentares da Suécia participou nesta terça-feira (29) de audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Foram discutidos temas como direitos dos trabalhadores, idosos, negros, violência doméstica e carcerária e participação política.

A Suécia é o quarto país com maior participação de mulheres na política: elas são 45% no parlamento. Por conta do equilíbrio entre gêneros, o país não tem política específicas para as mulheres. O presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), disse esperar que o Brasil brevemente siga o exemplo do país europeu.

— Me impressionou muito positivamente o avanço das mulheres. Que o Brasil copie vocês e dê as mulheres aqui o mesmo direito que elas possuem lá.

Desde 2008, a Suécia definiu prioridades nas pautas de direitos humanos, como o combate à tortura, à discriminação e à pena de morte. O resultado dessas ações foi o fechamento de quatro prisões e a redução no número de detentos. A Suécia tem uma população carcerária de quase 5 mil presos.

O presidente da Comitiva de Constituição do Parlamento da Suécia, Björn von Sydow, afirmou que a defesa dos direitos humanos é uma das principais questões no país, independente da legislação. Nesta quinta-feira, os representantes do parlamento sueco vão a Manaus debater a questão indígena.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)