CCJ poderá ouvir Aragão sobre troca de equipe da PF em caso de vazamento

Da Redação | 23/03/2016, 13h52

O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, poderá explicar à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado sua declaração à Folha de S. Paulo de que afastará a equipe da Polícia Federal de investigações em caso de "cheiro de vazamento" de informações. Na presidência da reunião desta quarta-feira (23), o senador José Pimentel (PT-CE) leu requerimentos dos senadores Alvaro Dias (PV-PR) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES) convidando o ministro para comparecer à comissão. Os requerimentos deverão ser votados na próxima quarta-feira (30).

O senador Jorge Viana (PT-AC) concordou com o convite ao ministro e prometeu negociar com ele o comparecimento na CCJ no início de abril, mas discordou das críticas de Ferraço a Aragão. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lamentou que o convite tome como base as declarações, quando, em sua avaliação, deveriam ser abordados os "grandes temas" relativos à pasta.

Ferraço observou que o fato de a Polícia Federal encontrar-se sob supervisão do ministro da Justiça não lhe faculta "aplicar qualquer tipo de torniquete" aos membros da instituição. O senador capixaba lembrou que a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Assusete Magalhães determinou na terça-feira (22) a notificação de Eugênio Aragão para prestar informações acerca do mandado de segurança impetrado pelo PPS no prazo de 72 horas.

Por isso, na avaliação de Ferraço, o requerimento precisava ser votado imediatamente, diante da rápida evolução dos fatos. Para ele, o Senado cometeria "omissão grave" se não discutisse o assunto com o ministro. Pimentel ponderou que há acordo político apenas para a leitura dos requerimentos, nesta quarta-feira, e marcou a votação deles para o próximo dia 30.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)