Constituição deve ser a balizadora do processo de impeachment, diz Hélio José

Da Redação | 18/03/2016, 14h09

O senador Helio José (PMDB-DF) disse que seu papel como homem público é posicionar-se em relação ao processo de impeachment contra Dilma Rousseff baseando-se na Constituição, nos autos, na legalidade e nos interesses nacionais e populares.

O senador afirmou, , em pronunciamento nesta sexta-feira (18) no Plenário do Senado, que o processo apenas se inicia na Câmara, e que só se for acatado lá caberá aos senadores julgarem o caso. Hélio José disse que levará em conta a posição de seu partido, com convenção marcada para o dia 29.

Áudios

Ele ainda criticou o juiz federal Sergio Moro por liberar os áudios das conversas telefônicas do ex-presidente Lula, que estava sob investigação, com a presidente da República, Dilma Rousseff, e outros agentes públicos. Hélio José considerou a ação "ilegal, atentadora ao Estado de Direito, e que só contribui para incendiar o país".

Defensoria Pública

Ele defendeu também que o Ministério do Planejamento abra um diálogo institucional com a Defensoria Pública da União, buscando equipará-la em termos salariais ao Ministério Público e a carreiras do Judiciário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)