Comissão de Educação sabatina indicada para Ancine na próxima senama
iara-guimaraes-altafin | 08/09/2015, 13h41
Indicada diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Débora Regina Ivanov Gomes deve ser sabatinada na próxima terça-feira (15) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A relatora da indicação, senadora Marta Suplicy (sem partido-SP), apresentou seu relatório nesta terça-feira (8) e o presidente da CE, senador Romário (PSB-RJ), concedeu vista coletiva da mensagem da Presidência da República contendo a indicação.
Em seu relatório, Marta Suplicy fez um balanço dos avanços alcançados pelo setor de audiovisual e apontou desafios, como a ampliação do número de salas de cinema e o fortalecimento das distribuidoras e da programação brasileira.
A relatora afirma que a indicada atende às exigências legais e atribuições requeridas para o cargo, tendo conhecimento e experiência suficientes para enfrentar os desafios e contribuir para o crescimento do setor. Débora Ivanov Gomes é indicada para a vaga de Vera Zaverucha.
A indicada é advogada e produtora de cinema e televisão, tendo concluído MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pela Fundação Getúlio Vargas. Produziu mais de 60 obras audiovisuais, entre curtas, médias e longas-metragens.
É diretora do Sindicato da Indústria do Audiovisual de São Paulo e diretora do Instituto Querô, organização sem fins lucrativos, dedicada à capacitação e inserção no mercado audiovisual de jovens em situação de risco social na região portuária de Santos. Foi responsável pela produção de filmes como Até que a Sorte Nos Separe, O Lobo atrás da Porta e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.
Na reunião, o senador Lasier Martins (PDT-RS) questionou declaração de Débora Gomes, em documentação que acompanha a indicação, de que é parte em dois processos que tramitam na Justiça de São Paulo. Marta Suplicy disse que são processos ainda sem decisão, referentes à compra de terrenos pela indicada, questão que Débora poderá esclarecer durante a sabatina.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: