Senado aprova indicações para embaixador no Reino Unido e para o CNJ
Da Redação | 13/05/2015, 19h28
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) o nome de Eduardo dos Santos para o cargo de embaixador do Brasil no Reino Unido e na Irlanda do Norte. O nome de Antonio Carlos de Sales Menezes também foi aprovado para a embaixada do Brasil no Togo.
A indicação de Eduardo dos Santos já havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no final de abril. Durante a sabatina na CRE, o então indicado apontou que o relacionamento entre Brasil e Reino Unido atingiu “seu mais alto nível político”. Ele disse que os dois governos estão desenvolvendo “diálogos estratégicos” em áreas como petróleo e gás, mineração, ciência e tecnologia e cultura. Santos admitiu, porém, que o comércio bilateral – calculado em US$ 7 bilhões – está “aquém de suas possibilidades”.
O nome de Antonio Carlos Menezes, por sua vez, já havia sido aprovado na CRE no último dia 16 de abril. Durante a sabatina, Menezes anunciou a intenção de ampliar as linhas de transporte entre aquele país e o Nordeste brasileiro. A embaixada em Lomé, capital do Togo, chegou a ser fechada pelo governo brasileiro em 1997, para redução de gastos, mas foi reaberta em 2006 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua política de maior aproximação com o continente africano.
CNJ
O Plenário aprovou ainda o nome do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lelio Bentes Corrêa para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O CNJ, órgão ao qual compete o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, é composto por 15 membros, com mandatos de dois anos, admitida uma recondução. As indicações devem ser aprovadas pelo Senado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: