CMO recebe parlamentares de comitê russo de orçamento

Da Redação | 27/11/2007, 19h36

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) recebeu nesta terça-feira (27) a delegação do Comitê de Orçamento Público da Assembléia Federal russa, composta por parlamentares do Senado e Câmara russos.

O presidente da CMO, senador José Maranhão (PMDB-PB), explicou aos parlamentares russos que, além de suas funções usuais de elaborar o orçamento e acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária, a comissão também introduziu mecanismos de democratização dos investimentos públicos.

- Os cidadãos e membros do Congresso têm condições de acompanhar passo a passo a execução orçamentária pelos portais do Senado e da Câmara na Internet - assinalou José Maranhão.

O relator do Plano Plurianual (PPA), deputado Cláudio Vignatti (PT-SC), por sua vez, disse que a principal função do PPA (2008-2011), é a previsão de investimentos para os próximos quatro anos, além de repensar a estratégia de crescimento do Brasil.

Já o relator do orçamento, deputado José Pimentel (PT-CE) sugeriu que o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) aos países em desenvolvimento seja repensado, numa referência à dívida brasileira com o Fundo que, segundo informou, está "atualmente zerada", em comparação com 2003 quando era de R$ 15 bilhões.

- Nós também fomos alvos e vítimas dessa política - concordou Evgueny V. Buchlmin, presidente do Comitê Russo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: