No banho

- Não tome banhos demorados e feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais de 20 litros de água vão embora pelo ralo.

- Coloque um balde embaixo do chuveiro para armazenar a água enquanto ela não esquenta. Essa água pode ser utilizada para outras atividades, como colocar a roupa de molho.

- Caso seja viável, instale redutores de vazão. Eles diminuem a quantidade de água liberada pelo chuveiro.

Na pia do banheiro

- Não escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta. 

- Instale aerador ou arejador (dispositivos que liberam ar ao mesmo tempo em que a água) nas torneiras do banheiro e da cozinha. Se possível, prefira o arejador de vazão constante (que faz com que a água saia da torneira em um fluxo contínuo).

Na cozinha

- Ao lavar a louça, use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem. Isso ajuda a soltar a sujeira. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água.

- Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Sempre verifique se a torneira está bem fechada e se não há vazamentos. Se puder, use também o redutor de vazão e torneiras com aeradores.

- Se usar a máquina de lavar louça, ligue-a somente quando estiver com toda a sua capacidade preenchida.

Bacia sanitária

- Não use a privada como lixeira e nunca acione a descarga à-toa.

- Mantenha a válvula sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.

- Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas. Uma bacia sanitária acoplada com caixa d’água libera apenas seis litros de água por descarga, reduzindo o consumo em 50%.

Na lavanderia ou área de serviço

- Deixe as roupas de molho por algum tempo antes de lavar.

- Use a máquina de lavar roupas com a carga máxima e evite o excesso de sabão, que aumenta o número de enxágües.

No quintal, jardim e vasos

- Não regue as plantas nas horas quentes do dia. Muita água evapora antes mesmo de atingir as raízes. E molhe a base, não as folhas.

- Aproveite a água da chuva quando puder. Você pode armazená-la em recipientes colocados na saída das calhas e depois usá-la para regar as plantas.

- Para lavar a calçada e o pátio, não use mangueira. Use vassoura e balde, reutilizando a água de molho das roupas.

- Na construção ou reforma, mantenha jardins ou áreas vazadas para que o solo possa absorver água da chuva. Você estará contribuindo para a reposição de água do lençol freático.

- Lavando o carro, use balde em vez de mangueira.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin