Cuidados com saúde e segurança

Da Redação | 24/04/2006, 00h00

Procure tirar um cochilo algumas horas antes de ir trabalhar à noite e acordar pouco antes da hora de sair. Se seu trabalho permitir uma interrupção de 20 minutos, um cochilo no meio da madrugada ajuda a diminuir a sonolência noturna.


Busque ter uma alimentação equilibrada (comer alimentos ricos em fibras vegetais, arroz integral, muitas frutas, pouca gordura na comida) para compensar os horários não convencionais de alimentação.

Faça exercícios físicos regulares, evite o fumo e o álcool e tente manter o peso.

Durma em ambiente tranqüilo, completamente escurecido, e vá dormir após refeição leve. É mais fácil, após uma noite de trabalho, ir dormir no final da manhã, pois a temperatura central do corpo cai um pouquinho nesse horário do dia.

Durante a noite, deve-se co-mer o menos possível e evitar gorduras, refrigerantes, café, chá preto ou mate, tanto no trabalho noturno como antes de ir dormir.

A família deve ajudar a quem trabalha à noite, permitindo que a pessoa possa descansar, e não ficar cuidando da casa quando retorna do trabalho.

Quem tem problemas de saúde, como distúrbios gastrointestinais crônicos, insônia, doença do cólon irritável, diabetes e epilepsia, não deve trabalhar à noite, pois esses problemas tendem a piorar.

Ao ir ao trabalho, ou voltar, em horários em que está escuro, evite ficar sozinho em pontos de ônibus. Nos metrôs e trens urbanos, evite andar em vagões vazios. Se estiver de carro, nunca dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos em horas avançadas. Em cruzamentos ou semáforos, mantenha a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos.

Se trabalhar como vigia noturno, procure combinar com vigias de locais vizinhos para que estejam atentos uns aos outros e fixe listas com telefones de emergência em pontos estratégicos para saber a quem alertar caso verifique algo incomum ou suspeito. Só abra portas ou portões para pessoas conhecidas ou que se identificarem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)